Certificados

 

A Fifitex by SMBM, de acordo com o seu plano estratégico, tem vindo a investir no futuro, desenvolvendo as melhores soluções para os seus clientes e restantes partes interessadas, de forma sustentada, sem nunca abdicar da proteção do meio ambiente, dos seus colaboradores e da comunidade local.

 Estabelecer uma relação de confiança, será sempre um dos nossos pilares principais.

 

GOTS (Global Organic Textile Standard)

A norma GOTS tem como objetivo definir os requisitos necessários para dar uma garantia credível ao consumidor final, acerca do estado orgânico dos têxteis, desde a colheita da matéria prima até à etiquetagem, passando por uma produção ambiental e socialmente responsável.

Focaliza apenas em critérios obrigatórios, abrange o processamento, fabricação, embalagem, rotulagem, comercialização e distribuição de todos os produtos têxteis fabricados a partir de pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas. São definidos critérios aplicáveis à fibra, aos produtos químicos, a várias etapas do processo produtivo têxtil, incluindo embalagem e expedição, aos acessórios usados, à gestão ambiental, à garantia da qualidade e à responsabilidade social.

 A Fifitex, pretende, com a obtenção deste certificado, atender a um crescente nicho de mercado com preocupações para com o futuro do ecossistema humano.

OCS (Organic Content Standard)

A norma OCS – Organic Content Standard – aplica-se a qualquer produção não alimentar e dá garantia da confiança relativamente ao conteúdo de matérias-primas de origem orgânica, assegurando a rastreabilidade e integridade das matérias-primas durante todas as fases de fabricação, desde a origem até ao produto final.

Os nossos produtos OCS100 e OCS Blended, garantem um conteúdo mínimo de 95% de materiais orgânicos e um conteúdo mínimo de 5% (até 94%) de materiais orgânicos, respetivamente.

Asseguramos aos nossos clientes que todos os fios produzidos com o logo OCS seguem os critérios desta norma.

STeP by OEKO-TEX® (Sustainable Textile Production)

A certificação de empresa STeP(Qualidade, Ambiente, Higiene e Segurança e Responsabilidade Social) permite que, marcas que operam globalmente e empresas de retalho, possam procurar e identificar os fornecedores adequados, em todo o mundo, garantindo que estes satisfazem as suas exigências em relação à proteção ambiental e à responsabilidade social. Isto permite-lhes, de forma clara, documentar completamente o seu compromisso sustentável aos consumidores finais, juntamente com a cadeia de abastecimento.

Ao contrário de outros sistemas de certificação, que na sua maioria só têm em conta determinados aspetos pontuais da sustentabilidade, o STePpermite a análise e avaliação completa, no que diz respeito às condições de produção sustentáveis. Além disso, os requisitos e critérios da certificação STePestão adaptados especificamente para a realidade da indústria têxtil e do vestuário. Para assegurar a comparabilidade global, os critérios STePsão os mesmos em todo o mundo. Eles são continuamente analisados, avaliados e atualizados, se necessário (por exemplo, tendo em conta novos desenvolvimentos do mercado, requisitos legais e desenvolvimentos científicos).

In https://www.citeve.pt/step

GRS (Global Recycled Standard)

A Fifitex ambiciona impulsionar o Ecod esign nos seus produtos.

A certificação GRS permite-nos comprovar o conteúdo de materiais reciclados utilizados nos nossos fios, com a garantia de práticas responsáveis e sustentáveis nas áreas social, do ambiente e química.